segunda-feira, 5 de março de 2012

Zimmer vota a favor do projeto que estabelece pagamento de pensão às vítimas do massacre de Eldorado dos Carajás

clip_image002

O deputado Milton Zimmer (PT) votou a favor do projeto de Lei nº 213/2011, de autoria do poder executivo estadual, que estabelece regras para a atualização de valores das pensões pagas aos sobreviventes e dependentes das pessoas falecidas durante o conflito entre policiais e sem – terra no município de Eldorado dos Carajás, ocorrido no dia 17 de abril de 1996.

De acordo com a proposta, o valor a ser pago a título de pensão deverá sofrer reajuste na mesma data em que os vencimentos dos servidores públicos do Poder Executivo do Estado serão reajustados, garantindo o recebimento de remuneração equivalente a um salário mínimo vigente no país.

Depois de 15 anos, cerca de 20 sobreviventes ainda enfrenta problemas graves de saúde, o que requer atenção urgente do poder público.

Em seu discurso, o parlamentar pediu que o governo invista em melhorias de infraestrutura no assentamento 17 de abril, localizado no município e garanta maior acesso às políticas públicas destinadas ao desenvolvimento sustentável e fortalecimento da agricultura familiar. “ È importante avançar no processo da reforma agrária para que os trabalhadores rurais tenham condições de produzir e viver com dignidade no campo”, completou Zimmer.

O massacre

O crime ocorreu no dia 17 de abril na Curva do “S”, na rodovia PA 150, no município de Eldorado dos Carajás, sudeste do Estado, onde 155 militares do Pará entraram em conflito com aproximadamente 1.100 sem-terra ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem – Terra (MST). Eles marchavam em direção à capital paraense para reivindicar a desapropriação da fazenda Macaxeira, localizada em Curionópolis. Dezenove trabalhadores rurais foram assassinados, centenas ficaram feridos e 69 mutilados.

O episódio violento que ganhou repercussão internacional foi ordenado por Almir Gabriel (PSDB), governador do Estado na época.

Aprovado requerimento do deputado Zimmer que pede policiamento ostensivo em escolas de Parauapebas

A realização de ronda policial ostensiva nas escolas de Parauapebas e nas proximidades foi proposta pelo deputado estadual Milton Zimmer (PT), em requerimento aprovado na sessão desta quarta-feira, 29 na Assembleia Legislativa.

De acordo com o deputado, o objetivo é garantir segurança aos jovens e adolescentes estudantes que estão sendo vítimas da violência no município e coibir a ação dos bandidos.

Depois do assassinato brutal de Ana Karina, em 2010, o município volta a engrossar as estatísticas de criminalidade com a morte de Thaís Santos Feitosa de apenas 12 anos, assassinada em fevereiro. A vítima teve as pernas e braços cortados e a cabeça decepada. Outra jovem, Josiane Silva de 28 anos ainda continua desaparecida desde janeiro.

Para o deputado, é preciso agir rápido para que os alunos não deixem de ir a escola por insegurança e medo. “A ausência de um sistema de segurança efetivo abre espaço para a criminalidade. Acredito que com o trabalho de prevenção será possível inibir a ação dos criminosos em torno das instituições escolares e proporcionar maior segurança aos alunos e professores”, esclarece.

O parlamentar ainda destaca que a falta de políticas para o setor e de investimentos em segurança pública nos municípios do interior favorece a prática de atos criminosos que ganham proporções maiores por falta de policiamento e presença do Estado.

Violência: deputado quer informações oficiais sobre a violência em Parauapebas e região

Preocupado com a criminalidade que impera no município de Parauapebas e cidades vizinhas e nas regiões Sul e Sudeste do Estado, o deputado Milton Zimmer (PT), encaminhou ofício no último dia 29/02, ao titular do Departamento de Polícia do Interior, delegado Sílvio Maués, solicitando informações sobre as estatísticas de assassinatos ocorridos no ano de 2011 e o balanço dos dois primeiros meses de 2012.

No documento, o parlamentar também fez questão de cobrar um relatório sobre a atual infraestrutura das delegacias dos municípios; número e localização de delegacias que não estão em funcionamento; e esclarecimentos pela falta de delegados titulares em várias unidades policiais.

O deputado justifica que o objetivo é conhecer os dados oficiais completos e atualizados sobre os índices de violência cometidos nessas regiões, a natureza dos atos e o perfil dos criminosos.

Segundo Zimmer, com os números em mãos será possível pressionar a Secretaria de Segurança Pública a priorizar investimentos e ações para o interior do Estado e a melhorar a infraestrutura das delegacias.

Violência

Depois do assassinato de Ana Karina, em 2010, Parauapebas é novamente notícia com a morte brutal de uma criança de 12 anos. A vítima foi assassinada em fevereiro deste ano e teve as pernas e braços cortados e a cabeça decepada. Outra jovem, Josiane Silva de 28 anos está desaparecida desde janeiro

Saiba mais informações da atuação do deputado na página www.alepa.pa.gov.br - Facebook e no Twitter @Milton_Zimmer

Participe do mandato com sugestões. Sua participação é importante!

Endereço do gabinete

Rua do Aveiro, 130 – Cidade Velha

Cep: 66.020-070

Belém – Pará

Contatos: (91) 3212 2013 ou 3346 4371

Email gabinete: depmiltonzimmer@gmail.com

Jornalista responsável: Mara Barcellos (DRT/PA-1699)

Contatos imprensa: imprensadepzimmer@gmail.com

Nenhum comentário: